domingo, 4 de setembro de 2011

TRABALHANDO AS PERDAS


Vivemos de perder, abandonar e de desistir. E mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor sofrimento, todos nós compreendemos que a perda é, sem dúvida, “uma condição permanente da vida humana”.


A vivência de perdas é mais do que a vivência de uma dor, enquanto estado, é a vivência de um processo emocional de luto.

É processo porque passamos por três fases de mudança, durante a elaboração de nosso sofrimento:

A primeira fase é a do choque, da apatia e de uma sensação de descrença, quando tentamos negar que o que aconteceu seja verdade, seja real. É quando pensamos que “Isto não pode estar acontecendo!” ou “Não, não é possível!”

É a fase das lamentações. Podemos chorar ou ficar sentados em silêncio, podemos nos alternar em períodos de dor e de atônita incompreensão. Essa fase costuma ser mais curta que as demais, pois corresponde, como foi dito, a um impacto inicial perante a perda.

A segunda fase é mais longa e de intenso sofrimento psíquico. Aqui se toma realmente consciência da perda e da dor aguda.

Choramos e nos lamentamos. Há uma sensação de vazio. Temos mudanças bruscas de temperamento e nos queixamos de desconfortos físicos, como distúrbios de alimentação e de sono, às vezes alguns distúrbios psicossomáticos associados à dor física, perda de interesse pelas companhias ou atividades costumeiras, perda da qualidade nas atividades profissionais, perda do prazer de viver...

Passamos por momentos que se alternam entre extremo desânimo e outros de atividade exagerada, momentos de uma regressão a um estágio mais carente, onde nosso coração e nosso corpo parecem expressar um só pedido: “Ajude-me !“ “Como irei viver agora?”

É a fase da ansiedade pela perda e separação. É a fase do desespero e também da raiva, do desamparo, do abandono, do medo, da impotência (tal qual a criança sente ao ver que a mãe foi embora), da culpa (irracional ou justificada) e da idealização (em caso de morte). Mas, nada é para sempre...E, como nada é eterno, também um dia, chegará a fase final.

A fase “final” do luto só acontece depois que tenhamos passado pelo terror, pelas lágrimas, pela raiva e culpa, pela ansiedade e o desespero da etapa anterior. Só acontece, depois que consigamos passar pelos confrontos com as perdas inaceitáveis.

Algumas vezes, poderemos ainda chorar e sentir a falta, mas estamos iniciando uma fase de recuperação, onde se dá a elaboração do luto e do trauma da perda, através de sua aceitação e adaptação à nova realidade.

Recuperamos a estabilidade, a energia, a esperança e a capacidade para ter prazer e investir na vida, restabelecendo um estado de saúde.

Passamos a aceitar a realidade como algo imutável, sabendo que nada será como antes. Nesse momento, é então possível perceber que a perda sofrida nos trouxe um ganho, algo que aprendemos, algo que conquistamos e que nos fortalece de algum modo.

Aquilo que, antes, a dor não nos permitia perceber, agora, pela aceitação da realidade e do que não temos mais, torna-se verdade:

Toda perda traz um ganho. Perdas e ganhos são faces companheiras da mesma moeda da vida.

Autora:Elisabeth Salgado