quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NATUREZA AGRADECE


"Se queremos dar um mundo melhor aos nossos filhos e netos... devemos dar ao mundo, filhos e netos melhores..."


Agora é Lei

Virou Lei em várias capitais do país, desde março de 2011, que os supermercados, padarias e outros pontos de comércio só poderão utilizar sacolinhas biodegradáveis, feitas de amido de milho que se decompõem apos 180 dias.

A Lei entrou em vigor com o intuito de diminuir o excessivo de sacolas plásticas comuns, que somam 157 milhões em apenas um ano na cidade. A intenção é de reduzir esse número em 80% com a venda dos sacos biodegradáveis.

Os comerciantes estão proibidos de vender as sacolas plásticas comuns e as oxibiodegradáveis, estando sujeitos a multas.

Os sacos plásticos estão literalmente por toda a parte. Embora aqueles usados para embalar produtos nos supermercados sejam  o alvo preferencial dos ambientalistas, eles estão praticamente em todos os produtos vendidos no comércio.

Infelismente eles estão também pelas ruas, bueiros e nos lixões, uma vez que a estrutura de reciclagem é muito deficiente.

BIODEGRADÁVEIS E BIOPLÁSTICOS


Com os avanços tecnológicos e pesquisas surgiram os materiais biodegradáveis, que são derivados de fontes como o amido de milho, batata, mandioca e a cana-de-açucar, criando a possibilidade de transformar a matéria-prima, em bioplástico, que é tão versátil quanto os derivados de petróleo, podendo transformar tanto em plásticos duros como em versões que parecem borracha.


O QUE É A COMPOSTAGEM?


A compostagem é um processo biológico em que microorganismos transformam a matéria orgânica, como os bioplásticos, num material semelhante ao solo, que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA COMPOSTAGEM


1- aumenta a capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão;
2- dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras;
3- aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis,devido a presença de matéria orgânica, reduzindo a incidência de doenças nas plantas;
4- mantém a temperatura e os níveis de acidez do solo;
5- ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos as culturas agrícolas;
6- redução dos lixos destinados ao aterro;
7- aproveitamento agrícola da matéria orgânica;
8- processo ambiental seguro;


Será que o comércio perto de sua casa já esta utilizando sacolinhas biodegradáveis?