sexta-feira, 20 de maio de 2011

SÍMBOLOS CIGANOS


Introdução


               O povo cigano, possui seus próprios símbolos, aqueles em que acreditam trazer sorte. Esses símbolos funcionam como uma espécie de talismã. Costumam usá-los, no próprio corpo, em seus lares, ou até mesmo em carros... nada diferente de outros povos e culturas. Funciona da mesma maneira, quando cultuamos uma imagem de um santo...serve como um ponto de fixação onde, com a nossa fé, depositamos ali,  energias de vibrações positivas. Algumas pessoas chamam isso de simpatia. Muitas pessoas se sentem atraídos por eles. Eu mesmo conheço uma pessoa que coleciona muitas corujas (enfeites). Ela as tem espalhadas pela sua casa, de vários tamanhos e cores e sempre que viaja compra uma. E inexplicável o porque disso, simplesmente, ela gosta. Um detalhe importante, sobre ela: Não e uma pessoa mística e não se interessa  por assuntos ligados a magia. Quando entrei em sua casa, senti um astral de muita harmonia e até chego a me perguntar: Será que nós escolhemos nossos talismãs? Ou será que  eles  nos escolhem? Tamanha era sua conexão com aquelas corujas, que acredito, que temos que encontrar nossos talismãs, aquele que nos atraiam realmente. Podemos observar que em todas as religiões  possuem seus símbolos (talismãs) que normalmente são utilizados em seus rituais, e diga-se de passagem, sempre muito bem fundamentados. Até mesmo, aquelas pessoas que se dizem incrédulas usam de simpatias e talismãs em seu cotidiano, sem se dar conta disso, porque muitos já se enraizaram em nossa cultura, como exemplo: colocar uma bandeja de frutas na ceia do Ano Novo, ou comer lentilhas e uvas verdes na virada do ano. Esses rituais se originaram do Povo cigano. Encontramos isso até nas revistas em quadrinhos, com a moeda número 1 do Tio Patinhas, ou seja, já crescemos convivendo com isso, tão naturalmente, que nem nos damos conta disso. Faz parte do ser humano esse lado místico e mágico e devemos acreditar, porque nosso pensamento tem esse poder de imantar objetos, para usarmos a nosso favor. Afinal somos energia e fazemos parte da NATUREZA.
Valéria Castelo Branco      





ADAGA 

A adaga é entregue ao Cigano quando ele sai da adolescência e ingressa na vida adulta. Por isso, é associada também à morte, ou seja, às mudanças necessárias que a vida nos oferece para crescermos.



ÂNCORA

Simboliza segurança. É usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro, e para se livrar de perdas materiais.





CANDEIAS

Representa a verdade, a sabedoria e a clareza de
 idéias. Também simboliza a esperteza e a vivacidade.





CHAVE

Simboliza as soluções.
É usado para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave, quando trabalhado no fogo, costuma atrair sucesso e riquezas.




CORUJA

Simboliza o “ver a totalidade”.
É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.



ESTRELA DE 5 PONTAS

Simboliza evolução.
É usado para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cinco sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.



ESTRELA DE 6 PONTAS

Simboliza proteção.
É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais que indicam a igualdade entre o que está acima e o que está abaixo. Representa sucesso e evolução interior.



FERRADURA

Simboliza energia e sorte.
É usada para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.



LUA

Simboliza a magia e os mistérios.
Usada geralmente pelas ciganas para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo atentando sempre às fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.



MACHADO

Simboliza a liberdade pois rompe com todos os obstáculos que a natureza impõe.  



MOEDA

Simboliza proteção e prosperidade.
Usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa o espiritual.



PUNHAL

Simboliza a força, o poder, a vitória e a superação.
É muito usado nos rituais de magia pois tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimónia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte pequeno nos pulsos dos noivos, em seguida o pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.



RODA

Simboliza a Sam sara (o ir e vir), o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio. A roda é o grande símbolo cigano, que é representado pela roda dos vurdón (vurdón=carroção) que gira.


SINO

Nos séculos passados era usado como relógio e os ciganos o associaram à pontualidade, à disciplina e a firmeza.



TAÇA

Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.



TREVO

É o símbolo mais tradicional de boa sorte.
Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.




Boa Sorte!!!