terça-feira, 3 de maio de 2011

SANTA SARA KALI









SANTA SARA, pelas forças das águas.


Santa Sara, pelos seus mistérios. Tu possas estar sempre ao meu lado.

Eu, devota dos filhos dos Ventos, das Estrelas e da Lua Cheia, peço que a senhora esteja sempre ao meu lado. E que pelas fitas do Povo Cigano, a Estrela de Cinco Pontas, os Incensos; pelo meu altar, pela minha Cigana, eu possa ter sabedoria e amor para ajudar a toda criatura que vier a mim em busca de auxílio




Santa Sara, eu vos peço que meus inimigos nunca me enxerguem, como sempre foste pare eles uma noite escura, sem estrela e sem luar.
Santa Sara me abençõe e acompanhe todos os meus amigos, e que sempre todos que baterem em minha porta eu tenha sempre uma palavra de amor e carinho para dar. Que eu nunca seja orgulhosa e que sempre continue a mesma pessoa sincera e bondosa que sempre fui, sou e tenho certeza serei. Assim seja!

A HISTÓRIA DE SANTA SARA KALI



Por volta dos anos 50 d.c. uma embarcação cruzou os mares a partir de terras Palestina,levando a bordo para fugir das persiguições de Roma aos primeiros cristãos, um grupo de personagem Bíblicos: Maria Jacobina ou Jacobe, irmã de Maria, Mãe de Jesus, Maria Salomé,mãe dos Apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro, Maximinio e Sara, uma negra serva das mulheres Santas.
Eles foram atirados ao mar numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar.Ai então, Sara tira o diklo (lenço) da cabeça, chamou por Eristesko (Jesus Cristo) e prometeu que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e a mercê de todos os intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhone, hoje a tão querida Saint-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Então nasceu a  tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário. Querer agradar uma cigana com um belo presente é lhe ofertar um lenço bem bonito.

Kali, em sânscrito que dizer negra e foi acrescentada ao seu nome devido a cor 
bem morena de sua pele.Suas histórias e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos dias 24 e 25 de maio. Ocorre procissão e festejos com banhos de mar. A imagem de Santa Sara é vestida 
de azul, rosa, branco e dourado e ornada de flores, jóias e lenços coloridos e levada para as águas do mar. Após o banho de mar a imagem, volta ao altar onde os que participam da procissão possam pedir suas graças ou mesmo depositar aos seus pés os lenços como agradecimento por um pedido atendido. Por esta razão, ao adquirirmos uma imagem de Santa Sara, devemos banhá-la com água do mar antes de colocarmos no altar, em nossa casa.
E assim todos que buscam graças no seu olhar, retornam sempre aos pés da Santa para agradecer e ofertar os lenços. Embora seja uma Santa da igreja católica, canonizada em 1712, até hoje a própria igreja omite seu culto.
Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali e cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Eram feitas promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam a cripta da Santa em Saint levando como oferenda um dikló (lenço),o mais bonito que encontrassem.E la existem centenas de lenços, como prova de que muitas ciganas receberam suas graças.


OFERECER UM MANTO OU UM LENÇO A SANTA SARA FAZ PARTE DE SEU 
CULTO E DEVOÇÃO.


LENÇOS E SUAS CORES


AMARELA OU DOURADA
Louvores e agradecimento pela vitória alcançada.

AZUL
Proteção, Luz Espiritual, poder intuítivo e filhos.

BRANCO
Paz de espírito, casamento e agradecimento.

PÚRPURA
Prestígio e vantagens profissionais.

PRATEADO
Benefícios através dos Anjos e Santos.

ROSA
Amor, compaixão e maternidade.

VERDE
Saúde, bens adquiridos e vitalidade




Tu que és a única Santa Cigana do mundo.
Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos.
Tu que fostes amedrontada e jogada 
ao mar para que morresses de sede e de fome.
Tu sabes o que é o medo, a fome, a mágoa
e a dor no coração.
Não permitas que meus inimigos zombem de mim
ou me maltratem.
Que Tu sejas minha advogada
perante a Deus.
Que Tu me concedas sorte, saúde
e que abençõe a minha vida.
Amém.