domingo, 13 de novembro de 2011

AS VÁRIAS FACES



Esse artigo nos leva a entender que o ser humano tem várias facetas e que em uma delas o homem tenta se posicionar melhor e se construir para se vender para o meio onde ele vive. E essas facetas são muito interessantes dependendo de como são utilizadas e em que momento e para qual finalidade. Tem também algumas delas que oferecem riscos tanto ao próprio ser quanto aos outros que o rodeiam simplesmente passando por perto e/ou principalmente convivendo junto no cotidiano seja como colega de trabalho, como família, como amigo ou mesmo como inimigo. O que nos leva a considerar isso como parte de nossas vidas dar mais atenção a esse tema. Por outro lado, Segundo Maslow, um dos motivos que nos leva a tomar decisões é a necessidade. Ele organizou essas necessidades em uma pirâmide, vejamos:




A Pirâmide de Maslow

Através do pensamento analisamos as coisas e tomamos decisões simples como: horário que devemos tomar banho ou escovar os dentes ou tomar um copo de água e isso parece simples, mas por trás desse simples ato tem uma infinidade de porquês tais como: preciso tomar água agora porque já faz bastante tempo que não tomo água hoje e se não tomar bastante líquido posso ficar desidratado ou posso ter problema de rins e outras doenças mais. Também devo beber água para aproveitar que me lembrei de tomar água devido à sede que estou sentindo nesse momento que embora não seja tanta, mas, possivelmente, meu organismo está me alertando que meu corpo precisa de água, se meu corpo pede socorro eu "devo" fazer.
O comportamento humano está muito voltado para o "adequado" para o momento e isso é péssimo. Se analisarmos uma pessoa participando de um processo seletivo concorrendo a uma vaga em uma empresa que ele tem muito interesse em trabalhar podemos perceber que seu comportamento está voltado, e quando digo assim quero que fique claro que nesse sentido estar voltado é estar se adaptando, para que seus gestores ou psicólogos ou simplesmente a equipe que concorre com o mesmo o veja como ele quer ser visto. Ou seja, o indivíduo cria uma imagem diferente no momento que quiser criar e ele consegue se adaptar a ela até certo ponto. Em muitos casos, essa aparência dura meses, anos e pode durar uma vida inteira porque ninguém está com tempo disponível, como nas novelas, para ficar juntando pecinhas que desmascaram ou demonstram quem é cada um de fato.
Existem muitos riscos no comportamento de um ser humano e esses riscos passam por nós em cada esquina ou até quando estamos em casa descansando, mas o pior deles é saber que nós mesmos oferecemos risco. Pensar que eu posso mudar de personalidade de um segundo para outro é terrível e pior ainda é ser ignorante para não procurar entender os porquês dessas mudanças de comportamentos repentinos para poder lidar com essa diversidade de faces ou controlar, podar ou redirecionar as que porventura não forem favoráveis e/ou beneficentes.
Segundo Rogerio Martins, Cinco fatores que influenciam o comportamento humano (não determinantes) , vejamos:


Antropológicos ou culturais – fator relacionado a questão de cultura de um povo ou grupo social.


Sócio-Econômicos – pessoas que moram em locais mais pobres ou ricos tem, em geral, características mais semelhantes entre si.

Biológicos ou Fisiológicos – está relacionado ao físico. Um exemplo clássico é a mulher grávida. A alteração hormonal proporcionada pela gravidez.


Ambientais – tem a ver com o local onde as pessoas moram, trabalham, vivem. Estudos comprovam que cidades onde há maior incidência de sol as pessoas tendem a agir de modo mais alegre.  Locais mais frios, com pouca incidência de luz natural na maior parte do tempo faz que seus habitantes tenham mais comportamentos  depressivos.


Psicológicos – está relacionado ao estado emocional das pessoas, modo como foram criadas e tratadas desde a infância até o momento atual.


Certamente que estes fatores não são definitivos, apenas apontam alguns caminhos. Quanto mais analisamos estes fatores, mais conseguimos compreender determinadas reações e atitudes humanas e suas influências. É comum convivermos com pessoas que vivem de aparência, criam uma vida imaginária e são felizes, outros fazem tudo isso não são felizes, mas vendem essa imagem de felicidade como se ela existisse. Tem individuo que inventa que seu comportamento e atitudes irão o tornar mais aceitável para a sociedade se ele for brincalhão, ousado e de situação financeira bem sucedida e assim adota um "Ser para ser". E então ele é rico, extrovertido e ousado aos olhos de todos os que compram a idéia vendida. Tem outros seres que são coitados, vitimas e uns são os "bravos/durões" e tem também os "bonzinhos demais". Cuidado com esses, podem ser os piores e não os melhores. Tudo é uma questão de necessidade para criar uma identidade que fique bonita aos olhos de quem vê. 


Autora: STEINMETZ, Edeuzane de Fátima Pereira da Silva