sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ELEMENTO AR


O símbolo do elemento Ar
Símbolo do elemento Ar


VIVEMOS GRAÇAS AO AR QUE RESPIRAMOS. NO ENTANTO, O AR É AO MESMO TEMPO VITAL E FATAL, MÁGICO E AMBÍGUO.











Na astrologia, para elaborar um mapa astral, toma-se como ponto de referência o momento exato em que o bebê recém-nascido efetua a primeira respiração completa (inspiração e expiração). este ritmo de vida é também um ritmo de morte. De fato, o alento que permite à criança viver livre, desligada do cordão umbilical, através dos pulmões e de seu sistema respiratório, consiste em um movimento binário constante. tomar ar significa viver, ser independente. Exalar o último suspiro, expirar significa entregar a alma, morrer.

O AR, O VENTO,O SOPRO DIVINO  E A ALMA

A alma e o sopro divino estão sempre ligados. Porém este sopro não é a alma, mas sim o seu veículo. Ambos são invisíveis, impalpáveis. O ar, quer seja sopro ou vento, impregna-se de perfumes, cheiros, do calor e do frio dos espaços que ocupa por inteiro e nos quais evolui livremente. Ao colocar a mão à frente da boca você pode sentir o calor do seu hálito. O ar é o alimento dos deuses, graças ao hálito o organismo pode produzir o calor da vida ou o fogo interior. do mesmo modo, quando o vento sopra, não é ele que vemos ou ouvimos, mas percebemos unicamente o movimento dos galhos das árvores e o revoar das folhas.
A respiração é um ato espontâneo, instintivo, vital e imprescindível, que permite ao homem viver, animar-se. Mas seu alento não é o ar, mas sim o próprio ato de respirar. Tampouco o vento é o ar. É a consequência das deslocações de ar produzidas pelo movimento de rotação da Terra sobre si mesma. Assim, se o vento se desloca através do invisível, mas real e onipresente, sem o qual toda a forma de vida seria impossível, o alento pode, da mesma maneira , deslocar-se através da alma, que torna o indivíduo diferente dos seus semelhantes. Inclusive, podemos dizer que é a prova simbólica da existência da alma.