quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MANDALA


OS CÍRCULOS MÁGICOS


"DEUS É UMA ESFERA CUJO CENTRO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES E CUJA CIRCUNFERÊNCIA ESTÁ EM LUGAR NENHUM." (Provérbio Tibetano)


O significado e benefícios dos mandalas em sua vida




Os mandalas são imagens circulares usadas há milénios por povos orientais para expressar, por meio de um desenho, a experiência  de contato com a energia divina. Nos mandalas estão expressas as relações entre o Homem e o Cosmos, entre a busca de conquistas materiais e a energia espiritual que esta por trás delas.Em outras palavras, os mandalas são um caminho para conhecer Deus.
O primeiro mandala que chamou a atenção da humanidade e que durante muito tempo foi considerado o próprio Deus e o Sol. Todas as culturas, através da historia, possuíam círculos mandalicos, sempre ricos em significados, na arquitetura de seus templos, nos totens e objetos de idolatrados, na forma de seus rituais ou nas danças e lugares sagrados.
A palavra mandala vem do sânscrito e significa circulo magico. Entre os povos orientais, atribui-se aos mandalas a caracteristica de representar graficamente o ritmo, o movimento e a harmonia que regem todo o Universo, inclusive a natureza e o próprio ser humano.


CURA E BEM-ESTAR


Em sua estrutura, um mandala é basicamente um círculo e é formado por um centro, pela radiação que emana desse centro e pela sua periferia. De uma simplicidade quase infantil, essa estrutura comporta trabalhos artísticos altamente complexos e permite, em sua análise, a comparação muitas outras estruturas.
Para os hindus, por exemplo, um mandala é a reprodução da mente humana equilibrada. Por esta razão, meditar corretamente, olhando para um mandala, pode reordenar os processos mentais, trazendo paz e soluções para conflitos sobre os quais nem mesmo conseguimos raciocinar. Ou seja, mesmo sem que você saiba exatamente o que causa uma determinada pertubação em sua vida, a meditação com o auxílio dos mandalas pode acabar com o problema. Povos orientais conseguem superar até mesmo os limites da menre, penetrando em dimensões mais profundas do ser e buscando encontrar seu próprio centro.


BUSCA ESSENCIAL


Diz a tradição oriental que o centro do mandala representa a força espiritual  misteriosa, origem e essência de tudo, de onde brota a energia que irradia em direção à periferia do círculo e para onde ela depois se recolhe. 
Os astrônomos acreditam que o Universo começou com uma grande explosão, que ele ainda estaria em expansão a partir desse centro e que um dia esse movimento tenderia a se inverter, retornando lentamente em direção ao centro. Dizem ainda essas teorias que as diferentes galáxias estariam ligadas entre si por um mesmo campo de energia, e que haveria entre elas uma troca constante.
Para os tibetanos, um mandala, usado durante a meditação, pode abrir as portas da percepção. E você vai então poder ver que, muito mais que mente e corpo, você é uma energia que está em constante contato com o resto do Universo. Você enfim, uma pequena parte de Deus, e todas as soluções e objetos  de suas buscas estão aí dentro mesmo, esperando para serem descobertos.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ONIROMANCIA

SONHOS SÃO SEMPRE PREMONITÓRIOS NO SENTIDO EM QUE NOS AVISAM DE UM ACONTECIMENTO QUE VIRÁ. MAS COMO INTERPRETÁ-LOS? 
  
O sonho é uma função vital, sem vida onirica enquanto dormimos, não conseguiríamos sobreviver. Mas a propensão para o sonho não é exclusiva da vida noturna.Em estado de vigília também se sonha. Não nos referimos ao estado de especular, ou imaginar, mas aos sonhos que temos acordados esses curtos instantes de evasão em que o espírito se liberta, deriva, instantes durante os quais estamos imersos num estado entre a vigília e o sonho. Desde sempre o homem sonha tal como respira, às vezes, os seus sonhos tornam-se realidade.


PARA QUE SERVEM OS SONHOS?


Na Babilônia, no antigo Egito, em Israel, na Pérsia, na Índia, na China, no Japão, já se formulavam essa questão muito antes do aparecimento da escrita. E também eram conhecidos os efeitos terapêuticos da interpretação dos sonhos. Mais tarde nos países islâmicos, a oniromancia foi a única arte adivinhatória aceita pelo Profeta e pregada aos crentes. Estes elaboravam um verdadeiro código moral para a prática dessa mancia, que nada deve ao sistema elaborado pelos nossos psicanalistas atuais. Assim eram as palavras que pronunciava, o Oniromante (intérprete dos sonhos), quando alguém se dispunha a confiar-lhe o seu sonho: "Que o bem lhe seja próximo e que o mal se afaste de você! Que seja  um bem para você e um mal para seus inimigos! Louvado seja Alá, Senhor do Universo! Conte o seu sonho".
Os psicanalistas jungianos explicam que os nossos sonhos são portadores de mensagens simbólicas, cuja a interpretação é um bom meio para nos conhecermos a nós mesmos.


COMO INTERPRETAR NOSSOS SONHOS?


Um método simples que se inspira nas técnicas da oniromancia tradicional consiste em fazer um diário. tenha sempre à sua disposição um caderno, cada vez que lembrar de um sonho, escreva-o sem esquecer de pôr a data. Não pare para pensar que é completamente fantástico, irracional,o absurdo. O essencial é que possa voltar a ele com facilidade e que o possa contar sempre que o desejar. Ao escrevê-lo não procure efeito de estilo. Seja o mais expontâneo e conciso possível. de certo modo ao escrever seu sonho, você se libertará dele e poderá refletir comodamente. Em qualquer momento você poderá ler e recordar de novo o seu sonho. Sem dúvidas, encontrará analogias, concordâncias e nexos comuns entre estes sonhos e os que terá posteriormente. Para entender o sentido dos seus sonhos, você poderá consultar um bom dicionário de símbolos. Mas isso não lhe deve impedir de recorrer a um princípio de interpretação simples, baseado na analogia,nos jogos de palavras, nos símbolos e na dedução. Com efeito, cada um de nossos sonhos é um enigma. A partir de agora, para interpretar seus sonhos, transforme-se em um detetive." Onde está a pergunta, está a resposta", disse o mestre da oniromancia indiana. Você precisa saber que em quase todos os casos você é a única pessoa capaz de interpretar seus sonhos.


TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO ASTROLOGIA (PRESSÁGIOS, CRENÇAS E MISTÉRIOS)

A VIDÊNCIA

Podemos ver, para além das aparências, o que é desconhecido para os outros? É possível ver o passado e o futuro de uma pessoa? Podemos ser videntes?




"Vidência e vidente" vêm do latim videre, que significava ver. Da mesma raiz provêm a palavra "visitar"(que originalmente queria dizer ver com frequência), "visão"(que se entendia como aparição como por sonho) e "evidente" (termo com o qual se designa o que, por ser aparente, salta à vista).



O FENÔMENO DA VIDÊNCIA
Por muito estranho que possa parecer, em consideração ao número de videntes que operam mais ou menos em todas as partes do mundo, e tendo em conta as múltiplas investigações que os homens de ciência compreendem atualmente a este respeito, nunca foram estudados seriamente os mecanismos da vidência.
É um princípio que está relegado ao passado e comparado às superstições e à ignorância. Não obstante, a vidência existe hoje e sempre existiu. Este fenômeno está relacionado com as investigações sobre o inconsciente, do qual, talvez, seja apenas um produto. Freud, demonstrou que, no inconsciente, o tempo não existia. Ou, mais exatamente, que nesta zona obscura de nossa personalidade o passado e o presente podiam confundir-se e surgir a cada momento. Anos depois, Carl Gustav Jung, discípulo e colaborador de Freud, demonstrou que no inconsciente, o passado, o presente e também o futuro combinavam-se, interpenetravam-se até conter às respostas ou soluções intuitivas aos nossos problemas por resolver. Depois de estudos profundos sobre a linguagem dos mitos e símbolos, Jung revelou que a intuição não era mais do que o produto da memória inconsciente do sujeito, a qual se manifesta em horas de vigília ou durante o sono. Seus trabalhos não tiveram aprovação do seu Mestre Freud.


POR QUE ESTE FENÔMENO É TÃO RARO?


Porque a memória inconsciente intuitiva não atua por obrigação? Não basta ter, um pouco mais do que os demais, a faculdade de ver, para ver sistematicamente e em todos os momentos. Assim, na Antiguidade, distinguia-se a adivinhação intuitiva ou espontânea da adivinhação indutiva ou razoável. A primeira, apenas uns quantos profetas a praticavam, a segunda, muito mais comum, resultava da interpretação dos signos e dos símbolos dos oráculos, ou seja, do uso das artes adivinhatórias. por outro lado devemos sublinhar que a memória inconsciente intuitiva expressa-se mediante a linguagem dos mitos e símbolos. No entanto, não é apenas ricae muito complexa, mas também as interferências das experiências vividas pelo indivíduo em questão podem acrescentar uma interpretação inconsciente pessoal dis signos e símbolos cujo significado exato escapa muitas vezes do vidente. A partir disto, compreenderemos que não basta ver, mas que é necessário ser capaz de interpretar o que se vê. "Da mesma maneira que um físico não pode prever um acontecimento preciso, Mas pode dar uma lista de probabilidades nas quais se proteja a imagem de um campo qualitativo de acontecimentos, e pode prever que algo ocorrerá neste campo", escreveu Marie-Louise von Franz.


Texto extraído do Livro Astrologia (Presságios, crenças, mistérios).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MAGIA DOS TEMPEROS


Além de serem usados para garantir saúde ao organismo e sabor aos alimentos, muitos temperos também são excelentes aliados da sorte, espantando azar e olho gordo, e atraindo coisas boas. Conheça a propriedades de cada um e escolha o mais adequado para suas necessidades:


Alho
Melhora o vigor físico e manda as energias negativas para longe de sua vida.


Erva-doce
Traz paz de espírito e é capaz de despertar o desejo sexual.


Pimenta
Atrai sorte no amor, dá disposição e estimula os músculos do corpo.


Noz-moscada
Atrai prosperidade e abre os caminhos nos negócios, propiciando o sucesso profissional.


Cominho
Aguça a intuição, purifica os chacras e auxilia o desenvolvimento espiritual.


Coentro
Indicado especialmente para quem trabalha com vendas e precisa atrair novos clientes.


Louro
Ajuda a desenvolver o intelecto, especialmente para estudantes e quem vai enfrentar provas, exames e concursos.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ÁGUIA - SIMBOLO DO BLOGGER

Queridos leitores,


Estou  muito feliz com o meu blogger. Ele se tornou um mundinho muito especial para mim! Com ele posso compartilhar a minha maneira de ver e pensar diante de tudo, então hoje resolvi explicar porque escolhi uma Águia voando como símbolo do  blogger, tendo um lindo sol brilhando ao fundo..., mas para isso terei que começar contando uma história..




HISTÓRIA DA ÁGUIA


Águia tem uma média-vida de 150 anos. É um animal sábio e forte. Num determinado período de sua vida, mais ou menos aos 70 anos, ela  tem de tomar uma decisão onde lhe trará muito sofrimento. Para continuar a viver e alcançar os 150 anos extimados, ela terá que se renovar. Então ela se recolhe num lugar alto e isolado, estabelece seu ninho ao lado de uma pedreira e ali então ela começa a bater com o seu bico na pedra até destruí-lo, para que possa dar lugar a um bico mais novo e forte. O processo é lento e ela sabe que passará por privações e estará  a mercê do perigo e daqueles  que são na cadeia alimentar, suas presas naturais. Depois que nasce um novo bico, então ela começa arrancar suas garras velhas e curvadas, e suas penas. Nesse período, ela esta totalmente vulnerável, irreconhecível, demonstrando estar muito frágil. Ela percebe ainda mais o alvoroço daqueles que facilmente em outra circunstâncias seriam suas presas,  mas pacientemente ela aguarda a renovação de suas garras e suas penas. Aos poucos vai completando este ciclo até chegar o fim. Ela recupera sua força, recupera seu porte de grande predadora e alçando seu vôo de forma majestosa, plaina no céu, com a tranquilidade e soberania de quem sabe o que esta fazendo.


Eu acho que essa história nos diz tudo, nos mais variados aspectos. Recuar ou recolher-se é a sabedoria que devemos ter na vida. Cada um tem seu momento de águia. Serenar a mente, aquietar o coração, limpar feridas, perdoar e si perdoar, em fim  arrumar a casa, o  seu interior. É uma escolha sofrida, lenta e solitária, mas necessária, para prosseguirmos. São ciclos de vida e a cada ciclo nos renovamos. Não se preocupe em demonstrar fragilidade e nem se preocupe com o alvoroço das pessoas ao seu redor, muitos estarão precipitando acontecimentos  aproveitando-se desse seu momento adormecido. Mas não ligue, seja paciente com você mesmo. Nesse momento a sua luta é com você e não com os outros. Preserve-se! Aos poucos o ciclo vai terminando. Suas descobertas os tornaram mais forte. Sua alma  estará mais leve, começará desabrochar em você novos sonhos, novas esperanças. Seus sentidos ficaram mais aguçados. Você começará então a enxergar aquilo que não enxergava antes; passará a dar mais importância ao que escuta  e as palavras saíram de sua boca de uma forma mais ponderada. Com  a visão mais clara e com as idéias equilibradas, voltará a confiar no seu bom senso. Suas atitudes serão  mais precisas e seguras. Você saberá exatamente o caminho que quer percorrer, aí então despertará em você a vontade de se  lançar novamente a vida, buscando aquilo que é seu por direito com a serenidade de quem sabe o que quer novamente.

Valéria Castelo Branco

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NATUREZA AGRADECE


"Se queremos dar um mundo melhor aos nossos filhos e netos... devemos dar ao mundo, filhos e netos melhores..."


Agora é Lei

Virou Lei em várias capitais do país, desde março de 2011, que os supermercados, padarias e outros pontos de comércio só poderão utilizar sacolinhas biodegradáveis, feitas de amido de milho que se decompõem apos 180 dias.

A Lei entrou em vigor com o intuito de diminuir o excessivo de sacolas plásticas comuns, que somam 157 milhões em apenas um ano na cidade. A intenção é de reduzir esse número em 80% com a venda dos sacos biodegradáveis.

Os comerciantes estão proibidos de vender as sacolas plásticas comuns e as oxibiodegradáveis, estando sujeitos a multas.

Os sacos plásticos estão literalmente por toda a parte. Embora aqueles usados para embalar produtos nos supermercados sejam  o alvo preferencial dos ambientalistas, eles estão praticamente em todos os produtos vendidos no comércio.

Infelismente eles estão também pelas ruas, bueiros e nos lixões, uma vez que a estrutura de reciclagem é muito deficiente.

BIODEGRADÁVEIS E BIOPLÁSTICOS


Com os avanços tecnológicos e pesquisas surgiram os materiais biodegradáveis, que são derivados de fontes como o amido de milho, batata, mandioca e a cana-de-açucar, criando a possibilidade de transformar a matéria-prima, em bioplástico, que é tão versátil quanto os derivados de petróleo, podendo transformar tanto em plásticos duros como em versões que parecem borracha.


O QUE É A COMPOSTAGEM?


A compostagem é um processo biológico em que microorganismos transformam a matéria orgânica, como os bioplásticos, num material semelhante ao solo, que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA COMPOSTAGEM


1- aumenta a capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão;
2- dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras;
3- aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis,devido a presença de matéria orgânica, reduzindo a incidência de doenças nas plantas;
4- mantém a temperatura e os níveis de acidez do solo;
5- ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos as culturas agrícolas;
6- redução dos lixos destinados ao aterro;
7- aproveitamento agrícola da matéria orgânica;
8- processo ambiental seguro;


Será que o comércio perto de sua casa já esta utilizando sacolinhas biodegradáveis? 





QUALIDADES DO MÉDIUM







Os bons Espíritos se comunicam mais ou menos voluntariamente por tal ou tal médium, segundo sua simpatia por seu próprio Espírito. O que constitui a qualidade de um médium não é a facilidade com a qual obtém as comunicações, mas sua aptidão de não receber senão as boas e não ser joguete de Espíritos levianos e enganadores.


Os médiuns que deixam muito a desejar, do ponto de vista moral, recebem algumas vezes muito boas comunicações, que não podem provir senão de bons Espíritos e das quais é errado se espantar; freqüentemente, é no interesse do médium e para lhe dar sábios avisos. Se não as aproveita, ele não é senão mais culpado, porque escreve sua própria condenação. Deus, cuja bondade é infinita, não pode recusar assistência àqueles que dela têm mais necessidade. O virtuoso missionário que vai moralizar os criminosos, não faz outra coisa que aquilo que fazem os bons Espíritos com os médiuns imperfeitos. todo mundo, se servem do instrumento que têm sob a mão; mas o deixam quando encontram um que lhes é mais simpático e que aproveita suas lições. Retirando-se os bons Espíritos, os Espíritos inferiores, pouco preocupados com as qualidades morais que os incomodam, têm então, o campo livre.

Disso resulta que os médiuns imperfeitos moralmente, e que não se emendam, cedo ou tarde, são a presa dos maus Espíritos que,freqüentemente, os conduzem à ruína e às maiores infelicidades, mesmo neste mundo. Quanto à sua faculdade, bela que era e que teria ficado, se perverte primeiro pelo abandono dos bons Espíritos e acaba por se perder.


Os médiuns mais merecedores não estão ao abrigo das manifestações dos Espíritos enganadores; primeiro, porque não há ninguém bastante perfeito para não ter um lado fraco pelo qual possa dar acesso aos maus Espíritos; em segundo lugar, os bons Espíritos o permitem algumas vezes para exercitar o julgamento, aprender a discernir a verdade do erro e desconfiar, a fim de que não se aceite nada cegamente, sem controle. Mas a mentira não procede jamais de um bom Espírito, e todo nome respeitável que assina um erro, é necessariamente apócrifo.

Isso pode ainda ser uma prova para a paciência e a perseverança de todo espírita, médium ou não; aquele que se desencorajasse com algumas decepções, provaria aos bons Espíritos que não poderiam contar com ele.

Não é mais espantoso ver maus Espíritos obsidiarem pessoas respeitáveis, do que não é surpreendente ver pessoas más se obstinarem sobre a Terra contra os homens de bem.

É notável que, depois da publicação de O Livro dos Médiuns, os médiuns obsidiados são muito menos numerosos, porque, estando prevenidos, eles se mantêm em guarda e espreitam os menores sinais que podem trair a presença de um Espírito enganador. A maioria daqueles que são obsidiados, ou não estudaram previamente ou não aproveitaram os conselhos.


O que constitui o médium, propriamente dito, é a faculdade; a esse respeito ele pode ser mais ou menos formado, mais ou menos desenvolvido. O que constitui o médium seguro, aquele que se pode verdadeiramente qualificar de bom médium é a aplicação da faculdade, a aptidão de servir de intérprete aos bons Espíritos. Toda a faculdade à parte, o poder do médium para atrair os bons Espíritos e repelir os maus, está em razão da sua superioridade moral; essa superioridade é proporcional à soma das qualidades que faz o homem de bem; com ela ele se concilia na simpatia dos bons e exerce ascendência sobre os maus.

Pela mesma razão, a soma das imperfeições morais do médium o aproximam da natureza dos maus Espíritos, lhe tira a influência necessária para os distanciar; àqueles, em lugar de ser ele quem se impõe são aqueles que se impõem a ele. U aos médiuns, mas a todas as pessoas, que não há nenhuma que não receba a influência dos Espíritos.

Para se imporem ao médium, os maus Espíritos sabem explorar habilmente todos os defeitos morais; aquele que lhes dá maior acesso é o orgulho,sentimento que domina no maior número de médiuns obsidiados, sobretudo naqueles que são fascinados. É o orgulho que os leva a acreditarem na sua infalibilidade, e a repelir os avisos. Esse sentimento, infelizmente, é excitado pelos elogios do qual são objeto; quando eles têm uma faculdade um pouco transcendental, são procurados, adulados e, acabando por crer em sua importância, consideram-se indispensáveis, sendo isso o que os perde.

Enquanto o médium imperfeito se orgulha dos nomes ilustres, o mais freqüentemente apócrifos, que levam as comunicações que ele recebe, e se considera intérprete privilegiado das forças celestes, o bom médium não se crê jamais bastante digno de tal favor, tendo sempre uma salutar desconfiança da qualidade daquilo que recebe, não se confiando ao seu próprio julgamento; não sendo senão um instrumento passivo, ele compreende que, se é bom, não pode disso fazer um mérito pessoal, não mais do que pode ser responsável se é mau, e que seria ridículo acreditar na identidade absoluta dos Espíritos que se manifestam por ele; deixa a questão ser julgada por terceiros desinteressados, sem que seu amor-próprio tenha mais a sofrer com um julgamento desfavorável do que o ator que não é passível da censura infligida à peça da qual é intérprete. Seu caráter distintivo é a simplicidade e a modéstia; é feliz com a faculdade que possui, não para dela se envaidecer, mas porque lhe oferece um meio de ser útil, o que faz voluntariamente quando lhe surge a ocasião, sem jamais melindrar-

Os médiuns são os intermediários e os intérpretes dos Espíritos; cabe, pois, ao evocador, e mesmo ao simples observador, poder apreciar o mérito do instrumento.

A faculdade medianímica é um dom de Deus, como todas as outras faculdades, que se pode emprear para o bem, como para o mal, e da qual se pode abusar. Ela tem por objeto nos colocar em comunicação direta com as almas daqueles que viveram, a fim de receber seus ensinamentos e nos iniciar na vida futura. Como a vista nos põe em comunicação com o mundo visível, a mediunidade nos coloca em comunicação com o mundo invisível.

Aquele que dela se serve com um fim útil, para seu próprio adiantamento e o dos seus semelhantes, cumpre uma verdadeira missão, da qual terá a recompensa.

Aquele que dela abusa e a emprega em coisas fúteis ou no objetivo do interesse material, a desvia do seu fim providencial, suportando disso, cedo ou tarde, as conseqüências, como aquele que faz um mau uso de uma faculdade qualquer.


ALLAN KARDEC

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

AS ÁGUAS - ELIXIR ESPIRITUAL




A água é um dos elementos naturais mais receptivos, com uma energia altamente atratora e condutora, ela é utilizada principalmente pelos Guias Espirituais nos momentos onde há a necessidade de realizar grande limpeza, purificação e energização de nosso corpo astral e de nossa casa, afinal existem cargas e energias negativas, que somente esse elemento natural é capaz de desfazer, limpar e equilibrar. 

.
ÁGUA DO MAR

Ótima para descarrego e para energização, batida contra as rochas e as areias da praia, vibra energia, por isso nunca se apanha água do mar quando o mesmo está sem ondas. A energia salina do mar “queima” as larvas e miasmas astrais, principalmente sob a vibração de Iemanjá. Podemos ir molhando os chakras à medida que vamos adentrando no mar, pedindo licença. No final, podemos dar um bom mergulho de cabeça, imaginando que estamos deixando todas as impurezas espirituais e recarregando nosso corpo de energias sutis. Ideal, se realizado em mar com ondas.

ÁGUA DA CACHOEIRA

Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo em que limpamos toda a nossa alma, é água batida nas pedras, nas quais vibra, crepita e nos livra de todas as impurezas. Ideal, se tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol.

ÁGUA DOS RIOS E LAGOAS

Tem também grande propriedade curadora e equilibradora. Se o rio tiver pouco movimento, quase parado, assim como a lagoa ou mangue, essa água tem uma energia decantadora e curadora. Saudemos Nanã Buruquê. Se o rio for bem movimentado com corredeiras, a energia da água é energética, equilibradora e reparadora.

ÁGUA MINERAL

Água da pureza, do equilíbrio, da harmonização e da paz. Envolve nossos chakras desobstruindo-os e equilibrando- os. Utilizada para a fixação de fluidos espirituais transmitido pelas Entidades de Luz. É uma água muito fácil de se encontrar, por isso aproveitem esse Axé.

ÁGUA DE POÇO

É excelente nos casos de doenças, tanto no corpo espiritual como no corpo astral, pois tem uma grande energia transmutadora. Essa água está em contato com a terra, que é o agente mais poderoso de regeneração física absorvendo a energia ruim da área afetada, colocando em seu lugar uma energia boa. A cura se processa graças a uma troca de energia devido a interação entre os componentes físico, químico e energético que a terra oferece.

ÁGUA DA CHUVA

É altamente energética e purificadora. É a água que entrou em estado de vaporização e absorve toda a energia do ar, quando novamente entra em outro estado de mudança e retorna ao estado liquido, caindo do céu sobre a terra. Por isso, é utilizada justamente nos momentos em que precisamos de mudança. A água da chuva é benéfica e pura, porém, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois atrai as vibrações negativas do local. sendo ótima também para banhos de descarrego e limpeza de ambientes.



Fonte:http://vomariaconga.blogspot.com

domingo, 4 de setembro de 2011

TRABALHANDO AS PERDAS


Vivemos de perder, abandonar e de desistir. E mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor sofrimento, todos nós compreendemos que a perda é, sem dúvida, “uma condição permanente da vida humana”.


A vivência de perdas é mais do que a vivência de uma dor, enquanto estado, é a vivência de um processo emocional de luto.

É processo porque passamos por três fases de mudança, durante a elaboração de nosso sofrimento:

A primeira fase é a do choque, da apatia e de uma sensação de descrença, quando tentamos negar que o que aconteceu seja verdade, seja real. É quando pensamos que “Isto não pode estar acontecendo!” ou “Não, não é possível!”

É a fase das lamentações. Podemos chorar ou ficar sentados em silêncio, podemos nos alternar em períodos de dor e de atônita incompreensão. Essa fase costuma ser mais curta que as demais, pois corresponde, como foi dito, a um impacto inicial perante a perda.

A segunda fase é mais longa e de intenso sofrimento psíquico. Aqui se toma realmente consciência da perda e da dor aguda.

Choramos e nos lamentamos. Há uma sensação de vazio. Temos mudanças bruscas de temperamento e nos queixamos de desconfortos físicos, como distúrbios de alimentação e de sono, às vezes alguns distúrbios psicossomáticos associados à dor física, perda de interesse pelas companhias ou atividades costumeiras, perda da qualidade nas atividades profissionais, perda do prazer de viver...

Passamos por momentos que se alternam entre extremo desânimo e outros de atividade exagerada, momentos de uma regressão a um estágio mais carente, onde nosso coração e nosso corpo parecem expressar um só pedido: “Ajude-me !“ “Como irei viver agora?”

É a fase da ansiedade pela perda e separação. É a fase do desespero e também da raiva, do desamparo, do abandono, do medo, da impotência (tal qual a criança sente ao ver que a mãe foi embora), da culpa (irracional ou justificada) e da idealização (em caso de morte). Mas, nada é para sempre...E, como nada é eterno, também um dia, chegará a fase final.

A fase “final” do luto só acontece depois que tenhamos passado pelo terror, pelas lágrimas, pela raiva e culpa, pela ansiedade e o desespero da etapa anterior. Só acontece, depois que consigamos passar pelos confrontos com as perdas inaceitáveis.

Algumas vezes, poderemos ainda chorar e sentir a falta, mas estamos iniciando uma fase de recuperação, onde se dá a elaboração do luto e do trauma da perda, através de sua aceitação e adaptação à nova realidade.

Recuperamos a estabilidade, a energia, a esperança e a capacidade para ter prazer e investir na vida, restabelecendo um estado de saúde.

Passamos a aceitar a realidade como algo imutável, sabendo que nada será como antes. Nesse momento, é então possível perceber que a perda sofrida nos trouxe um ganho, algo que aprendemos, algo que conquistamos e que nos fortalece de algum modo.

Aquilo que, antes, a dor não nos permitia perceber, agora, pela aceitação da realidade e do que não temos mais, torna-se verdade:

Toda perda traz um ganho. Perdas e ganhos são faces companheiras da mesma moeda da vida.

Autora:Elisabeth Salgado