sexta-feira, 20 de maio de 2011

SÍMBOLOS CIGANOS


Introdução


               O povo cigano, possui seus próprios símbolos, aqueles em que acreditam trazer sorte. Esses símbolos funcionam como uma espécie de talismã. Costumam usá-los, no próprio corpo, em seus lares, ou até mesmo em carros... nada diferente de outros povos e culturas. Funciona da mesma maneira, quando cultuamos uma imagem de um santo...serve como um ponto de fixação onde, com a nossa fé, depositamos ali,  energias de vibrações positivas. Algumas pessoas chamam isso de simpatia. Muitas pessoas se sentem atraídos por eles. Eu mesmo conheço uma pessoa que coleciona muitas corujas (enfeites). Ela as tem espalhadas pela sua casa, de vários tamanhos e cores e sempre que viaja compra uma. E inexplicável o porque disso, simplesmente, ela gosta. Um detalhe importante, sobre ela: Não e uma pessoa mística e não se interessa  por assuntos ligados a magia. Quando entrei em sua casa, senti um astral de muita harmonia e até chego a me perguntar: Será que nós escolhemos nossos talismãs? Ou será que  eles  nos escolhem? Tamanha era sua conexão com aquelas corujas, que acredito, que temos que encontrar nossos talismãs, aquele que nos atraiam realmente. Podemos observar que em todas as religiões  possuem seus símbolos (talismãs) que normalmente são utilizados em seus rituais, e diga-se de passagem, sempre muito bem fundamentados. Até mesmo, aquelas pessoas que se dizem incrédulas usam de simpatias e talismãs em seu cotidiano, sem se dar conta disso, porque muitos já se enraizaram em nossa cultura, como exemplo: colocar uma bandeja de frutas na ceia do Ano Novo, ou comer lentilhas e uvas verdes na virada do ano. Esses rituais se originaram do Povo cigano. Encontramos isso até nas revistas em quadrinhos, com a moeda número 1 do Tio Patinhas, ou seja, já crescemos convivendo com isso, tão naturalmente, que nem nos damos conta disso. Faz parte do ser humano esse lado místico e mágico e devemos acreditar, porque nosso pensamento tem esse poder de imantar objetos, para usarmos a nosso favor. Afinal somos energia e fazemos parte da NATUREZA.
Valéria Castelo Branco      





ADAGA 

A adaga é entregue ao Cigano quando ele sai da adolescência e ingressa na vida adulta. Por isso, é associada também à morte, ou seja, às mudanças necessárias que a vida nos oferece para crescermos.



ÂNCORA

Simboliza segurança. É usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro, e para se livrar de perdas materiais.





CANDEIAS

Representa a verdade, a sabedoria e a clareza de
 idéias. Também simboliza a esperteza e a vivacidade.





CHAVE

Simboliza as soluções.
É usado para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave, quando trabalhado no fogo, costuma atrair sucesso e riquezas.




CORUJA

Simboliza o “ver a totalidade”.
É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.



ESTRELA DE 5 PONTAS

Simboliza evolução.
É usado para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cinco sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.



ESTRELA DE 6 PONTAS

Simboliza proteção.
É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais que indicam a igualdade entre o que está acima e o que está abaixo. Representa sucesso e evolução interior.



FERRADURA

Simboliza energia e sorte.
É usada para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.



LUA

Simboliza a magia e os mistérios.
Usada geralmente pelas ciganas para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo atentando sempre às fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.



MACHADO

Simboliza a liberdade pois rompe com todos os obstáculos que a natureza impõe.  



MOEDA

Simboliza proteção e prosperidade.
Usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa o espiritual.



PUNHAL

Simboliza a força, o poder, a vitória e a superação.
É muito usado nos rituais de magia pois tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimónia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte pequeno nos pulsos dos noivos, em seguida o pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.



RODA

Simboliza a Sam sara (o ir e vir), o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio. A roda é o grande símbolo cigano, que é representado pela roda dos vurdón (vurdón=carroção) que gira.


SINO

Nos séculos passados era usado como relógio e os ciganos o associaram à pontualidade, à disciplina e a firmeza.



TAÇA

Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.



TREVO

É o símbolo mais tradicional de boa sorte.
Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.




Boa Sorte!!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

BARALHO CIGANO




COMO CONSAGRAR SEU BARALHO CIGANO


Antes de usar as cartas, é preciso que tome algumas providências,para consagrar o seu baralho, sem o que,
ele não passará de cartas para um jogo profano.
Empilhe suas cartas, a noite, sobre um copo com água e sal, para que a água com o sal retire os fluídos negativos
das suas cartas, fazendo uma oração ao seu Anjo Guardião ou outra oração de sua preferência.
(Repita sempre após terminar uma leitura)





COMO GUARDAR E PROTEGER SEU BARALHO


Após a consagração ou limpeza depois de uma consulta, embrulhe seu baralho em um pano vermelho e
guarde-o em um local fora do alcance de outras pessoas. Nunca use suas cartas para jogos de azar e não 
permita que manuseiem o seu baralho.




COMO SE PREPARAR PARA LEITURA DAS CARTAS


Lave as mãos e beba um gole pequeno de água, que simboliza a purificação, estenda um pano branco sobre a mesa
onde vai deitar as cartas, sob esse pano coloque um punhal com a ponta voltada para o consulente, a sua direita uma taça com água e uma pedra de ametista dentro. Acenda um incenso de sua preferência.
Você pode também decorar sua mesa com flores, frutas, cristais, pedra de rio e outros objetos que julgar necessários.
Acenda uma vela branca (caso não saiba a cor de preferência de seu mentor) e lembre-se de estar invocando as forças
dos quatros elementos: Água, Fogo, Terra e Ar.





MÉTODOS DE TIRAGEM




*** UTILIZANDO 3 CARTAS

Este é um método ao mesmo tempo simples e completo de consultar as cartas ciganas, pois apresenta um breve panorama da situação do consulente.


Comece embaralhando as cartas. Em seguida, peça ao consulente que corte o baralho em três montes, dispondo-os da esquerda para a direita. Recolha os montes também da esquerda para a direita, formando um único monte.




Abra todas as cartas, com as figuras para baixo, em forma de leque. Então, peça para o consulente escolher três cartas que serão dispostas, na ordem de escolha, conforme a figura:






A primeira carta, colocada à esquerda, revela o passado do consulente e da situação em questão.


A segunda carta, colocada no meio, revela fatores que estão interferindo no presente.


A terceira carta, à direita, mostrará a situação futura.


Lembre-se que é importante, na interpretação, relacionar as cartas entre si, pois passado, presente e futuro estão interligados. O que vivemos hoje é consequência do que fizemos no passado. E o que viveremos no futuro será fruto de nossas escolhas atuais.


 *** UTILIZANDO 5 CARTAS

Este método é especialmente indicado quando o consulente tem muitas dúvidas a respeito do assunto consultado, ou quando há algum mistério específico a ser desvendado, ou ainda, quando busca-se a solução de um problema.


Comece embaralhando as cartas. Em seguida, peça para o consulente cortar o baralho em três montes, dispondo-os da esquerda para a direita. Depois recolha os montes, da esquerda para a direita, formando novamente um monte só.
Abra todas as cartas, com as figuras para baixo, em forma de leque. Então, peça para o consulente tirar, aleatoriamente, cinco cartas, dispondo-as em cruz, conforme o seguinte modelo:







A primeira carta (no centro) refere-se à situação atual do consulente.


A segunda carta (à esquerda) indica a influência do passado com relação ao problema em questão.


A terceira carta (à direita) aponta as tendências para o futuro próximo.


A quarta carta (ponta superior da cruz) revela o que está oculto sob as aparências, aspectos da questão que o consulente ainda não conhece.





A quinta carta (ponta inferior da cruz) indica possível solução para o problema.




SIMBOLOGIA DAS CARTAS

(texto e ilustrações extraídos da comunidade Poesia da Cigana da Estrada)





O MENSAGEIRO

Significa o homem em ação, em busca da sabedoria, da auto- confiança e do conhecimento interior.Também é a criatividade presente no ser humano. Representa as ações, a capacidade de mudar o rumo das coisas.
Mensagem > Alcançará seus objetivos

(Se esta carta estiver rodeada de cartas negativas, sua sorte esta ameaçada).





O  TREVO


Significa os tropeços da vida, as desorientações, mas que não trazem muitas preocupações, porque são problemas passageiros, de fácil solução.
Mensagem> As dificuldades serão passageiras, se acreditar que possui a força infinita da sabedoria.





O   NAVIO


É representado pela figura de um navio em águas revoltas. Estas águas significam a segurança na perigosa viagem da vida. Esta carta enfatiza a importância de todos os sentimentos.
Mensagem>  Mudanças positivas em todos os aspectos: físico, espiritual e material.
(Se vier perto da carta que significa você, é sinal  de viagem em breve. Do contrário, terá sorte).






A   CASA


É representada pela figura de uma casa que mostra seu próprio lar e todos  que dele participam. indica a confiança, a prosperidade, o amor e o apoio familiar. Também significa o equilíbrio cósmico.
Mensagem> Quando estiver localizada abaixo da carta que significa você, é melhor ficar em alerta com as
pessoas ao seu redor. Do contrário terá sorte.




A   ÁRVORE


 Tal como o elemento que representa, esta lamina demonstra fertilidade permanente na vida do ser humano, a troca de energias positivas e também a forca da vitalidade que existe em cada um.
Mensagem> Quando esta carta aparecer longe da que indica você, e sinal de boa saúde. Quando
aparecer perto, indica sorte e progresso.




AS   NUVENS


É simbolizada por um céu cinzento e assustador. Significa a instabilidade emocional, sensação de incapacidade em resolver os problemas. Também é sinal de mudanças lentas e tristezas.
Mensagem> As mudanças de sua vida deverão ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza serão passageiras.




A SERPENTE

Nesta carta, aparece a figura de uma serpente venenosa. Esta lamina que tem muita carga negativa, significa que traições e forças externas ocultas estão agindo em seu campo astral.
Mensagem> Se este arcano estiver perto da carta que representa você é sinal que poderá passar por algum risco como traição.





O   CAIXÃO

É simbolizada pela figura de um caixão de defunto que representa momentos a ruptura. Por outro lado refere-se as forças ocultas do inconsciente que podem levar a destruição, mas também a evolução.
Mensagem> Se estiver afastada da figura que representa você é sinal de mudanças benéficas. Ao contrario significa acontecimentos ruins.




AS   FLÔRES

As flôres simbolizam a felicidade, alegria e beleza, a fraternidade e a união das pessoas. Também indica a realização de todas as possibilidades e sonho.
Mensagem> Esta carta representa a felicidade em todos os aspectos da vida. É um arcano ligado a alegria e realização em todos os setores da vida.


 

A   FOICE

É a foice ceifando o trigo representa a destruição do tempo, a morte. É a perda dolorosa no momento certo, o perigo, a transformação e o desprendimento.
Mensagem> Esta lamina traz o perigo, a ruptura e separação, mas se esta carta estiver rodeada de outras cartas positivas, indica a possibilidade, uma nova chance que surge.




O   AÇOITE

Tem um símbolo de um grande chicote que representa a força, o poder mental. Também pode indicar o poder judiciário e a chance de um acordo em família.
Mensagem> De acordo. com a situação, este arcano representa o uso abusivo da  força, quando seria melhor uma conversa. Indica o emprego necessário da sabedoria e intuição.



OS PÁSSAROS


A imagem de um casal de pássaros juntinhos num galho de árvore, representam  o amor. Indica uma vida sentimental feliz. Este arcano quando aparecer perto da carta da serpente tem toda sua negatividade neutralizada.
Mensagem> Indica respeito pelo par. Também e um aviso para não sufocar o companheiro com ciúmes.




A  CRIANÇA

É a figura de uma criança inocente que representa a alegria, a própria inocência, a naturalidade e a espontaneidade ainda presente no coração das pessoas.
Mensagem> esta carta traz um conselho: Você deve ficar bastante atenta com atitudes infantis. Estas ações podem magoá-la profundamente.





A   RAPOSA


Uma raposa esperando sua caça, é o que traz este arcano. Com esta figura, ela simboliza as armadilhas da vida, as traições, a deslealdade e a salvação pela astúcia.
Mensagem> Se aparecer perto da carta que representa você, é porque é muito invejado.Já se aparecer longe, é sinal de que esta  se prejudicando com sua inveja e cobiça.



O   URSO

Nesta carta, aparece a figura ameaçadora de um grande urso. Ela representa a falsidade de amigos. Também mostra a inveja de pessoas próximas e queridas.
Mensagem> Você deve ter cuidado com falsos amigos, do tipo "amigo urso". sentimentos como a inveja e a cobiça podem interferir nas energias do seu campo astral.




AS ESTRELAS

Esta grande estrela cintilante é o símbolo de sua espiritualidade e da sua intuição, energias que devem vir a tona nos momentos difíceis de sua jornada.
Mensagem> E o sinal para que tenha fé em suas intuições. Quando o arcano "as nuvens" estiver perto, ela indica desequilíbrio na vida amorosa.



A  CEGONHA

Nesta carta, aparece uma cegonha levando um galho no bico. Este arcano representa novidades em muitos setores da sua vida.
Mensagem> Este arcano também indica que seus caminhos estão abertos a novas experiências e  prósperos empreendimentos, principalmente no campo pessoal.



O   CÃO

É representada por um cão em posição de alerta. Esta carta simboliza amizade leal, sincera, a força, o apoio e o carinho das pessoas amigas.
Mensagem> significa que pode confiar nas pessoas com quem convive. É sinal para ficar em alerta, se a carta "as nuvens" estiver por perto, ela indica desequilíbrio na vida amorosa. 




 A  TORRE

Esta torre alta e com aspecto sóbrio representa o "Eu verdadeiro". Também mostra que você passa por uma fase de busca do seu auto conhecimento.
Mensagem> Este arcano mostra a você que as respostas que tanto espera, estão dentro de você mesmo, e só procurar as soluções que deseja em seu interior.



O  JARDIM

Esta carta é representada pela paisagem de um jardim bastante fértil e pacífico, envolvido por uma aura de energia.
Mensagem> O jardim é um arcano que traz um conselho a você: É hora de colher tudo o que você plantou. Aproveite a tranquilidade para refletir sobre todas as suas ações.




A MONTANHA

Representada por uma montanha rochosa, esta carta simboliza a força, o equilíbrio, a perseverança, a justiça; também é um alerta para um perigo próximo.
Mensagem> Se aparecer perto da carta que representa você, mostra o alcance de seus objetivos. Longe é sinal de perdas do que já foi conquistado em sua vida.



OS CAMINHOS

É representada pela paisagem de uma estrada larga, comprida e sem qualquer obstáculo. Esta carta mostra que seus caminhos estão abertos e que poderá existir uma saída para todos os problemas que surgirem.
Mensagem> Você está no rumo certo e realizará os seus sonhos. Acredite mais na sua felicidade.




O   RATO

Um grande rato comendo um pedaço de queijo, indica que algo importante de sua vida esta sendo roubado. Você precisa de proteção na saúde e no setor material.
Mensagem> Há a possibilidade de contrair doenças sem gravidade. Se a carta "as estrelas" aparecer próxima a esta, é sinal de que poderá recuperar o que foi roubado.




O CORAÇÃO

É representada pela figura de um grande coração e simboliza o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixão forte e a felicidade que está presente neste momento de sua vida.
Mensagem> Você viverá uma grande paixão em breve. Também indica que deverá ajudar as pessoas que pedirem o seu auxílio.




A  ALIANÇA

Este arcano traz a figura de um par de alianças de ouro entrelaçadas e simboliza uma união duradoura ou mesmo a possibilidade de um relacionamento amoroso firme.
Mensagem> Se aparecer ao lado direito da carta que representa você, é sinal de casamento feliz. Do lado esquerdo, indica instabilidade no 
relacionamento conjugal.



O   LIVRO

Traz a figura de uma pilha de livros sobre uma escrivaninha. Esta carta simboliza a necessidade de aquisição de conhecimento e cultura.
Mensagem> Os estudos ou em qualquer teste a que for submetido, será um sucesso absoluto. Por isso, o momento é ideal para se testar. Não tenha medo de colocar a sua capacidade e  a sua felicidade a prova.




A   CARTA

É representada pela figura de um envelope. indica comunicação, informação e também é um aviso para guardar segredos.
Mensagem> se este arcano vier seguido da carta "os ventos", é sinal de notícias boas, mas se esta carta estiver perto da que representa você, é sinal que as notícias poderão causar sofrimento.



O  CIGANO

Traz a figura de um cigano forte e bonito, destemido, empunhando uma espada, que corta os males e protege a pessoa que procura. Simboliza o homem ideal e honesto para as mulheres.
Mensagem> Este arcano é você, se quem consulta é homem. Também representa a chegada de uma mulher ideal em sua vida.



A CIGANA

É representada pela figura de uma cigana jovem,  bonita e cheia de vida. Ela olha para as cartas como quem consegue desvendar o futuro. Este arcano representa a amada para o homem.
Mensagem> se quem consulta é uma mulher, esta carta representa você e indica a chegada de um homem ideal em sua vida.



OS  LÍRIOS

É a figura que significa paz interior, harmonia, em fim, uma vida feliz.
Mensagem> Se esta carta aparecer perto do arcano que representa você, é um sinal que é uma pessoa honesta. Caso venha aparecer abaixo deste arcano é porque você tem caráter duvidoso. Se a carta "as nuvens" vier perto deste arcano é sinal de grande sofrimento em família.




O  SOL

A imagem da paisagem de um sol ardente significa a plenitude da vida, a energia e o positivismo. Esta é uma carta alto-astral.
Mensagem> Quando  este arcano estiver perto da carta que representa você, é sinal de fortuna e saúde. Se aparecer longe, indica sentimentos como o desânimo, fraqueza
e tristeza diante dos obstáculos.




A   LUA

É representada pela figura de uma lua crescente e tem como significado a inconstância, a duvida e os elementos ocultos.
Mensagem> Quando esta carta estiver ao lado direito da carta que representa você é sinal que terá reconhecimento por tudo o que faz. Se estiver do lado esquerdo, indica que passará por momentos de aflição.




A  CHAVE

A figura da chave que aparece neste arcano representa o sucesso. É a chave que abre as portas para os dias melhores que estão chegando.
Mensagem> Quando este arcano aparecer próximo da carta que representa você, é sinal de que momentos de realização aguardam. Se aparecer longe, indica obstáculos e que seus caminhos poderão estar fechados.




OS PEIXES

Peixes nadando próximo a uma arca cheia de tesouros simbolizam bens materiais, negócios e também é sinal de lucros que vão aparecer na sua vida.
Mensagem> Perto da carta que representa você, indica sucesso e bons negócios. Longe, é exatamente ao contrário, indica crise financeira em seus empreendimentos futuros.




A ANCORA

Mostra uma grande ancora no fundo do mar que representa segurança material e financeira. Para os negócios: segurança e estabilidade. Para o amor, depende da localização da carta: perto da carta que representa você é sinal de um relacionamento sólido. Longe, quer dizer que este amor poderá passar por períodos de inconstância. 


A   CRUZ

É representada por uma grande cruz que simboliza a vitória em todos os sentidos, não importando os obstáculos que estejam em seu caminho. A cruz é o poder.
Mensagem> Perto da carta que representa ê, é sinal de vitória e proteção em todos os setores. Longe, indica que energias negativas estão tentando influenciar a sua vida.

             


                        Volte Sempre!!!